Para além de entreterem, os contos e os desenhos animados também educam num certo sentido. As histórias que apresentam permitem ás crianças compreender algumas realidades, aprender o porquê dos comportamentos humanos e as suas consequências. As fábulas e histórias vão transmitindo de modo subtil muitos valores.
- Pinóquio: o boneco de madeira a quem crescia o nariz de cada vez que mentia e que se transforma num menino de verdade devido ao amor do pai. Não ouve a voz da sua consciência, o Grilo Falante, e aprende uma amarga lição ao experimentar as consequências nefastas do seu comportamento irresponsável.
- O Rei Leão:numa das cenas , o filho põe em risco a vida quando desobedece ao pai, que o repreende com firmeza e autoridade mas com carinho.Ensina-lhe as consequências que poderiam ter surgido do seu comportamento e confessa que teve medo de o perder. O pai vítima d uma trama tecida pelo seu próprio irmão para ficar com o poder. A culpabilidade do jovem leão irmão fá-lo abandonar a família e fugir à responsabilidade.
- A Dama e o Vagabundo:a relação entre dois cães procedentes de ambientes muito diferentes(de um bairro marginal e da casa abastada de uma família da classe média-alta da cidade).O vagabundo mostra o quanto vale, reenduca-se, assenta e , por fim, integra-se no lar da dama.
É interessante observar o papel que os pais desempenham na história:estão presentes ou ausentes, como é a relação com o filho, que resultados obtêm as personagens com as suas diferentes maneiras de agir, etc.
Os contos mostram-nos como enfrentar os conflitos, a melhor maneira para resolver injustiças, quem são os «bons» e os «maus» da história. Nós os pais, depois de vermos o filme com os nossos filhos, devemos aproveitar para conversar com eles acerca do conteúdo e fazer uma reflexão sobre a história. Ver filmes com os nossos filhos e poder comentá-los permite-nos «acabá-los». Podemos ajustar as suas mensagens, delimitar o seu dramatismos, aproximá-las da nossa realidade.

Sem comentários:
Enviar um comentário