Por volta dos quatro meses torna-se necessária uma separação física, que o bebé, tenha o seu berço transferido para um outro quarto, com a finalidade de ter o seu próprio ambiente.
Muitos pais resistem à ideia de não manter os seus filhos ao seu lado durante a noite.
Não é benéfica para nenhuma das partes a manutenção dessa situação inicial. Cria-se uma dependência na criança que só se sentirá segura se acompanhada pela figura protetora dos pais e apresentará dificuldade em estar isolada deles em diferentes ambientes.
O bebé necessita estabelecer um ritmo de sono adequado no seu próprio quarto. Após os quatro meses, dormir sem a presença dos pais torna-se mais tranquilo, pois ele não será tão frequentemente incomodado pelas observações constantes que os pais fazem acendendo os candeeiros para controlar o sono do bebé, oferecendo a amamentação sem que o bebé manifeste desejo de se alimentar, acordando-o para trocá-lo sem que ele demonstre estar incomodado com a fralda molhada, entre outras coisas. Se o bebé realmente necessitar, os pais podem ter certeza que serão acordados ao ouvir o seu choro no outro quarto.
Quando a criança é acostumada a dormir no quarto sozinha, é facilitado o rompimento da sua dependência emocional, desenvolvendo o conceito de estar segura mesmo longe dos pais. Quando houver a necessidade dos pais se ausentarem, por algum motivo, a criança terá mais facilidade de se adaptar à situação de estar distante, momentaneamente dos mesmos, percebendo que nada de mau lhe acontece durante a ausência deles.
Sei que não é tarefa fácil, pois é mais cómodo para os pais dar o leite, ao mudar a fralda com a criança ali ao lado. Mas acreditem que tanto os pais como a criança serão beneficiados.
Sem comentários:
Enviar um comentário