As ideias apresentadas neste blog são meramente indicativas e não terapêuticas.
Cabe portanto, aos pais, a procura de ajuda especializada e adequada.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A Criança é o Futuro


 A sociedade atualmente atravessa uma era fundamentalmente tecnológica, o que equivale a dizer que exige dos individuos perfeição e rapidez.
Na pressa, na avidez pelos bens materiais e no stress pela obtenção do melhor desempenho, os individuos modificaram o seu modo de vida e a grande mudança, da qual só agora começamos a perceber as consequências nada agradáveis para a espécie, deu-se principalmente na área de educação infantil.

 Consideremos alguns fatores:
  1. O convivio dos bébés com familiares foi substituído por creches e pré-escolas.
  2. A casa deixou de ser o lugar de convivio com os entes queridos, para transformar-se no local onde se dorme e se toma banho.
  3. Alguns jovens casais de hoje foram criados "à moda da TV", desconhecendo por completo a tradição das cantigas de adormecer, contos de fadas, comida caseira, brincadeiras de grupo e ao ar livre. A atenção dos filhos fica para depois da novela, depois do jogo de futebol, depois de todos aqueles telefonemas inadiáveis. As crianças adormecem em frente de algum aparelho electrónico como a Playstation, computador ou televisão.
  4. nos média atuais, os relacionamentos humanos são banalizados, os assuntos sérios são trsnformados em tremendas piadas. Onde procurar um significado para a vida?
  5. Atitudes desportivas, educação musical, convivio de lazer saudável tornam-se privilégios.
E a criança , como fica?
Um coração infantil alimenta-se de sonho, de esperança, de fantasia. Ao dedicarmo-nos aos nossos filhos estamos a alimentar também a nossa criança interior, fornecendo-lhes a esperança e o consolo que talvez não tenhamos recebido.
Mais do que nunca as nossas crianças precisam do faz-de-conta, da brincadeira e da atenção carinhosa dos pais.

Afinal, a criança é o futuro.

Rui Ribeiro.



Sem comentários:

Enviar um comentário