As ideias apresentadas neste blog são meramente indicativas e não terapêuticas.
Cabe portanto, aos pais, a procura de ajuda especializada e adequada.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Birras para que te quero

A partir dos 2 anos aparecem as Birras nas crianças.

A Birra é uma resposta emocional intensa da criança para conseguir o que quer, quando elas gritam, comunicam uma necessidade.

Assistimos no supermercado a crianças que se atiram para o chão quando os pais não lhes dão o que elas querem e os pais cedem ,dando  o brinquedo o mais rápido possível para que a criança termine com aquele comportamento. Mas afinal, o que acontece é que a criança fica a perceber que a Birra funciona.
Mas nós os pais sabemos que esta não é a melhor maneira de conseguir algo. Mas explicar à criança é o grande desafio que se coloca aos pais, bem como, o de ultrapassar essa situação.
Para ultrapassar essa situação não devemos entrar no jogo da criança, não devemos ceder.

O que podemos fazer?

Devemos manter a calma, olhar nos olhos da criança e explicar que não estamos a compreender o que ela quer, porque aos gritos não conseguimos perceber o que a criança quer e dizer-lhe que só quando se acalmar pode falar com os pais.
Se ela continuar com a Birra, devemos interromper aquele momento (supermercado,etc..) e regressar a casa.
Se nos comportarmos assim os nossos filhos vão aprender a comunicar e ser compreendidos.
Quando a criança souber parar para falar, devemos valorizar esse momento, podemos dar um abraço, podemos dizer que agora já percebi o que quer.
Eu não levava os meus filhos ao supermercado, pois sabia que o supermercado estava estruturado para ser atraente para as crianças, afinal são elas que acabam por colocar mais coisas no carrinho que os próprios pais.
Devemos ensinar que tudo tem limites e que quando sabemos isso , abre-nos  caminho para um convívio saudável com os outros e para uma boa integração na sociedade. As regras são fundamentais.




Sem comentários:

Enviar um comentário