As ideias apresentadas neste blog são meramente indicativas e não terapêuticas.
Cabe portanto, aos pais, a procura de ajuda especializada e adequada.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

JIL- Jogos Interativos de Leitura

JIL é o acrónimo de Jogos Interativos de Leitura. Tem como objetivos: a) promover a motivação para a leitura e para a escrita; b) desenvolver a linguagem oral; c) desenvolver competências, atitudes e conhecimentos face à linguagem escrita; d) perceber para que serve ler e escrever.O JIL inclui oito histórias, da autoria de Luísa Ducla Soares, apresentadas em formato áudio, e um conjunto de jogos digitais. Não tem como finalidade antecipar o ensino da leitura e da escrita do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, mas sim desenvolver conhecimentos e competências que são facilitadores da aprendizagem da leitura e da escrita.O JIL é um recurso para os pais e um guia para a leitura de outros livros. Os diferentes jogos propostos podem ser adaptados a outros contos. Pretende-se que os pais se apercebam do papel fundamental que desempenham no desenvolvimento geral dos seus filhos e em particular no gosto pela leitura, bem como incentivar momentos de partilha entre pais e filhos que apoiem novas descobertas. É importante que as crianças procurem sentidos para o que ouvem ler e para o que veem escrito no seu dia a dia, pois deste modo vão desenvolvendo conceções sobre as funções da leitura e da escrita. Acima de tudo, vão-se apercebendo das portas que a leitura e a escrita podem abrir e dos mundos que podem conhecer sendo leitores. Ler PARA e COM os filhos, associando a leitura a “tempo de mimo” é a melhor forma de motivar para a leitura, fazendo nascer o desejo de ler de forma autónoma.

A quem se destina?
O JIL é destinado a crianças de idade pré-escolar (4 a 5/6 anos) e deve ser jogado em conjunto com os pais ou com outros adultos. Todavia, pode também ser jogado por crianças mais novas ou mais velhas.

O que é preciso para jogar o JIL?
É necessário usar um computador com ligação à internet. Para aceder entre em http://www.rbe.min-edu.ptou http://www.cm-matosinhos.pt. O acesso é livre. Sempre que aceder deixe o seu(sua) filho(a) vê-lo(a) a escrever o endereço e, se possível, deixe ser ele(ela) a digitar (com a sua ajuda) o endereço eletrónico. Quando se inicia a leitura de uma das histórias é necessário escrever o nome do jogador. Ajude o(a) seu(sua) filho(a) a escrever o nome. 
Em alguns jogos são propostas atividades para as quais é necessário usar papel e lápis. Esta informação é sempre dada antes de começar a audição da história. Durante os jogos, é explicado ao seu(sua) filho(a) o que deve fazer. Estas atividades implicam sempre o envolvimento dos pais.


Sem comentários:

Enviar um comentário