As ideias apresentadas neste blog são meramente indicativas e não terapêuticas.
Cabe portanto, aos pais, a procura de ajuda especializada e adequada.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

A criança que urina na cama

Chama-se enurese noturna o ato de urinar na cama à noite  de maneira involuntária.
A enurese é primária se a criança ainda não tinha aprendido a ser asseada (a data normal desta aprendizagem é o segundo ano de vida). Entre os 3 e 4 anos pode considerar-se um simples atraso. Depois dos 4 anos a enurese é indiscutível. A enurese chama-se secundária quando se manifesta depois de um período mais ou menos longo de asseio.
Em primeiro lugar devemos excluir a hipótese da enurese ter uma causa orgânica entre elas, a diabetes e problemas no aparelho urinário. Deve-se, portanto, consultar um médico para eventualmente afastar essa possibilidade.
Se fisicamente a criança não apresenta problemas, as razões que a fazem perder o controle urinário à noite podem ser de origem emocional, devendo-se então, verificar se não há condições que possam causar ansiedade ou medo na criança, como por exemplo, a entrada na escola, discussão entre os pais e separação. Por vezes estes fatores são tão difíceis para a criança,que à noite poderá ter o sono agitado em função do stress enfrentado durante o dia.
Como consequência pode não perceber os sinais de bexiga cheia e a vontade de urinar, durante o sono.
Por outro lado, a enurese pode ser produto de um comportamento regressivo por parte da criança.
Temos por exemplo, quando nasce um irmão, a criança pode achar que os pais já não lhe dão atenção e em função disso, passa a comportar-se " como um bebé", voltando a urinar na cama.
Seja qual for a causa, nunca devemos bater, repreender ou ridicularizar a criança, pois além de não surtir efeito, poderá agravar o caso.
Os pais devem tentar verificar qual a provável causa da enurese e se possível tentar resolvê-la.



Sem comentários:

Enviar um comentário