As ideias apresentadas neste blog são meramente indicativas e não terapêuticas.
Cabe portanto, aos pais, a procura de ajuda especializada e adequada.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Alguns segredos educativos

Alguns segredos educativos que tenho utilizado na educação dos meus filhos

  • A educação dos filhos apoia-se nalguns pilares básicos, entre os quais convém destacar o afeto, o diálogo, a autoridade, o respeito e a coerência.
  • O acordo e apoio mútuo entre os pais no que se refere à educação dos filhos são básicos. Evita que se produzam arbitrariedades e discussões que desorientam o filho. Quando um pai repreende o filho, mesmo que o cônjuge não concorde, este  não deve em frente ao filho contrariar a repreensão. Deve sim faze-lo em privado.
  • Culpabilizar ou culpar o cônjuge do aparecimento de determinados comportamentos problemáticos nos filhos não contribui para facilitar a sua solução. Essa energia será mais bem canalizada numa busca conjunta de estratégias educativas alternativas.
  • A comunicação, a compreensão e o diálogo com os filhos aumenta a confiança destes nos pais, evita confusões, previne o aparecimento de problemas e facilita a sua resolução.
  • As comparações entre os filhos, ou as destes com outras crianças, podem produzir um efeito negativo.
  • Os problemas pessoais dos pais podem interferir nas relações entre pais e filhos. Em certas alturas, o filho é que « paga as favas». Pedir desculpa a um filho joga a favor da imagem paterna e beneficia a relação.
  • O ambiente familiar estável permite uma evolução psicológica mais equilibrada e harmoniosa.
  • As brincadeiras permitem desenvolver a motricidade, a imaginação, a criatividade, a sociabilidade, a aceitação de regras e normas de grupo. Estimulam a perceção, a atenção, a concentração, a inteligência, a memória.
  • O afeto  que o filho recebe dos pais ajuda ao seu posterior desenvolvimento pessoal, intelectual e social. A mãe é um importante ponto de referência para o recém-nascido.
  • Os pais são os primeiros e principais agentes de socialização. Modelam o comportamento do filho, gerindo prémios e castigos. Posteriormente terá também importância a relação com outros membros da família, amigos, professores, etc.
  • Nos primeiros anos de vida, os filhos precisam de normas claras quanto a horários, hábitos, regras de comportamento e convivência. A ausência destas pode causar desorientação e conflitos.
  • Antes de pedir à criança que faça algo, tem de se lhe ensinar como se faz, de um modo que ela o possa entender, ou apresentando um modelo.
  • Prémio e castigo devem ser imediatos à ocorrência do comportamento. Pode-se prolongar o prémio. O castigo terá sempre de ser imediato.
  • Tem de ser cumprir o prometido. Não cumprir uma promessa deteriora a imagem dos pais, gera desconfiança e insegurança, e faz com que futuras promessas de prémio ou castigos percam significado.

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