As ideias apresentadas neste blog são meramente indicativas e não terapêuticas.
Cabe portanto, aos pais, a procura de ajuda especializada e adequada.

sábado, 27 de junho de 2015

Alimentação

Se tem em casa uma criança que come pouco, então as dicas que vou dar talvez ajude.
Quando for comprar os alimentos frescos, deve levar os miúdos. Quando estiver a cozinhar, os miúdos devem estar a assistir (sei que não é fácil mas não custa tentar).
Os bebés devem ser estimulados a descobrir sabores diferentes desde que começam com a alimentação sólida (comida com tempero). Isso faz com que eles aprendam a apreciar a boa comida e se acostumem a comer vegetais, fruta….
Defina horários. Uma rotina alimentar é essencial para que a criança se acostume e entenda a importância do momento de comer e para que o organismo sinta fome nas horas devidas.

·      Distrair sim , mas não muito- Se o seu filho faz birras para comer, podemos sempre distraí-lo, contando uma história e só em ultimo recurso utilizar a televisão.
·      Insista-apenas o suficiente- Se a criança já não quer comer, insista só mais duas ou três vezes.
·      A família deve fazer a refeição toda reunida- onde os filhos percebam que fazem parte de uma atividade onde o pai, a mãe e eles estão envolvidos. Comem também através do exemplo, vendo o que os adultos colocaram no prato como os brócolos, o tomate, a alface…
·      Invista no sabor dos alimentos- Ninguém gosta de comer comida sem gosto. Com as crianças acontece o mesmo, devemos utilizar ingredientes naturais e bem temperada (utilizem a flor de sal e ervas aromáticas).
·      Nunca compensar com Doçarias- Se o seu filho não comeu bem, não devemos dar doces para que ele coma. Deixe que ele fique com um pouco de “fome” até à próxima refeição- é provável que ele coma melhor com a barriga a “roncar”.
     Se tiver tempo e jeito deixo abaixo um exemplo divertido que pode fazer para o seu filho comer uma maçã.





Sem comentários:

Enviar um comentário