Não deve colocar a sua filha a fazer Ballet se ela é tímida, não gosta de se expor e pretende fazer antes natação.
No que respeita às atividades extraescolares tenho observado dois extremos: por um lado, há crianças que têm muitas atividades e acabam por não ter tempo para brincar e descansar, por outro, há crianças que não fazem nada além das atividades escolares.
Todas as atividades têm os seus pontos positivos, de salientar alguns: as artes marciais, a dança e a ginástica desenvolvem principalmente a coordenação motora, o equilíbrio, a lateralidade, a perceção do próprio corpo no espaço, entre outros.
Os desportos de competição, como o futebol, basquetebol, voleibol, ténis, etc…desenvolvem a disciplina, as regras e aprendem a estar em grupo.
A natação é uma boa opção para as crianças sem apetite, com distúrbios respiratórios, hiperatividade ou com desenvolvimento físico atrasado.
As atividades manuais, como a pintura, o desenho, a cerâmica desenvolve o sentido estético e a motricidade fina.
Os cursos de informática, línguas, matemática desenvolvem o raciocínio e dão maior base à criança.
Seja qual for a atividade escolhida, selecione um ginásio, um clube ou academia ofereça várias opções de horário e tenha professores experientes para trabalhar com crianças.
Muitos pais tiram a criança da atividade que gosta, quando esta tem negativas na escola, a título de castigo. Na prática isso não resulta, retirá-la não garante que vá estudar mais.
A criança até pode estar com o caderno de matemática à sua frente, mas poderá estar a pensar no futebol.
É através da prática desportiva que a criança pode aliviar as tensões acumuladas, extravasando-as. Ao mesmo tempo, o apoio dos colegas, as cobranças e exigências dos seus treinadores, fazem com que procure superar as dificuldades não só na competição como na escola.
Incentive e peça resultados.
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